top of page

Assembleia Popular da Cidade

Assessoria na construção de um espaço de resistência

A Assembleia Popular da Cidade (APC) é uma articulação de movimentos, comunidades, associações, organizações da sociedade civil, cidadãos autônomos e grupos da universidade para discutir questões urbanas em Fortaleza. Ela tem origem dos Encontros de Resistências Urbanas, momento realizadas no início de 2017, idealizados pela Frente de Luta por Moradia, com objetivo de reunir outros grupos de resistência da cidade, tendo em vista a falta de espaços de controle social da política urbana e o modus operandi extremamente neoliberal com o qual tem sido tratada.

 

A primeira Assembleia Popular da Cidade aconteceu em junho de 2017 na Vila Vicentina, os encontros são itinerantes e mensais, tendo acontecido também em outras 8 comunidades de Fortaleza, sequencialmente: Mucuripe, Bom Jardim, Pici, Ocupação Gregório Bezerra, Conjunto Palmeiras, Lagamar, Aldaci Barbosa e Ocupação Raízes da Praia.

 

Além dos encontros nas comunidades, acontecem assembleias de planejamento e articulação, onde foram definidos três eixos prioritários de ação: vazios urbanos, a carestia e o extermínio da juventude negra. A discussão sobre esses eixos varia de acordo com a demanda de cada comunidade que recebe o evento e surgem relações com outros temas como moradia, segurança pública, saúde, saneamento e cultura.

 

A Taramela compôs, sempre que possível, a APC  organizando-se em alguma de suas três comissões: de articulação e mobilização, de comunicação e de formação.

​

Ano de realização: 2017 - 2018

  • facebook
  • instagram
bottom of page