top of page

Contra Projeto binário

do Papicu

Resistência urbana e Direito à Cidade

O Beco da Galinha foi uma ocupação que fazia parte da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Verdes Mares, em Fortaleza. Situada em uma via pública, começou a sofrer ameaças de remoção, em 2019, por parte da Prefeitura de Fortaleza para fazer uma obra de alargamento de via e implantar um binário no bairro Papicu.

 

Em parceria com a Poro Arquitetura e Urbanismo, o Grupo Ruma e o Canto (Escritório Modelo de Arquitetura da UFC), a Taramela assessorou a comunidade em três frentes de trabalho: a elaboração de um contraprojeto à proposta de binário da Prefeitura, o levantamento do valor de mercado das casas e a elaboração de oficinas de cartografia social.

 

A contraproposta foi celebrada pelos moradores e apresentada em Audiência Pública na sede da Defensoria Pública, porém foi recusada pela Prefeitura, que não incorporou as ideias expostas no projeto. Contudo, o trabalho trouxe alguns ganhos para a comunidade, como a negociação dos moradores por uma justa indenização, o apoderamento do espaço e o fortalecimento da comunidade.

 

Em meados de agosto de 2019, a Prefeitura efetivamente removeu todos os moradores do Beco da Galinha, e continua com ameaças de remoção na Comunidade Verdes Mares, com o intuito de abrir mais ruas de acesso ao Shopping Riomar.

​

Ano de realização: 2019

  • facebook
  • instagram
bottom of page