top of page

Assessoria à Ocupação

Carlos Marighella

Direito à Moradia Digna

A Ocupação Carlos Marighella (OCM) surge em 2020 na cidade de Fortaleza, no bairro do Mondubim, a partir da ocupação em um terreno vazio por 85 famílias em situação de vulnerabilidade social no contexto de crise da pandemia do COVID-19, no qual as famílias se viram sem alternativas de moradia.

 

A Taramela é uma das diversas organizações que prontamente passa a apoiar e a assessorar a ocupação no processo de luta pela construção de moradias populares, atuando principalmente no diálogo com os agentes públicos, frente às diversas tentativas de remoção da ocupação.

 

Além disso, a Taramela elaborou uma série de trabalhos técnicos para auxiliar na consolidação da ocupação e das moradias. Juntamente com o Coletivo Escalar, outros arquitetos autônomos e estudantes voluntários, foi desenvolvido um Plano Emergencial da Ocupação, que apresenta uma proposta de construção de moradias por autogestão para a OCM, que foi apresentada e debatida junto ao Poder Público. Posteriormente foram desenvolvidos também outros trabalhos técnicos como o Relatório de Zoneamento Preliminar da ocupação e o Relatório Ambiental, contendo informações levantadas sobre o terreno e uma proposta preliminar de ocupação. Outros produtos têm sido desenvolvidos ao longo do ano de 2021, em que a ocupação continua firme em sua luta por moradia.

 

Acompanhe a Ocupação Carlos Marighella nas redes sociais e apoie na sua luta por moradia digna!

​

Ano de realização: 2020 - atual

  • facebook
  • instagram
bottom of page