Projeto de inclusão no Lagamar
Desenvolvimento urbano e inclusão social
Em março de 2018, a partir de um concurso de propostas de desenvolvimento urbano e inclusão social do Banco de Desenvolvimento da América Latina, iniciamos um projeto de inclusão para o Lagamar, em parceria com grupos locais.
A proposta consiste na reforma e ampliação de dois equipamentos comunitários importantes para a comunidade, o prédio da Fundação Marcos de Bruin (FMB) e a sede do grupo Jovens em Busca de Deus (JBD), além de melhoramentos dos espaços públicos à margem do canal que divide a comunidade.
Para a elaboração do projeto, foram realizadas oficinas com moradores do Lagamar em diferentes faixas etárias. Crianças da FMB, jovens do JBD e do Coletivo LGBT Flor no Asfalto, pessoas do grupo de crisma para adultos do JBD e idosos que são atendidos por um serviço de saúde comunitária na FMB. O objetivo da oficina era realizar um diagnóstico urbano popular, registrar o histórico da comunidade, captar as potencialidades do local e pensar juntos soluções de inclusão social para o território.
Para além da própria política da Taramela, o processo participativo era uma exigência do concurso. Porém, ao fim do tempo limite estipulado para o concurso, não conseguimos enviar a proposta elaborada.
Ano de realização: 2018