top of page

Uma Mão Lava a Outra -

Habitat para Humanidade

Prevenção e combate à COVID-19

O projeto Uma Mão Lava a Outra foi fruto de uma articulação em rede junto ao Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, espaço do qual a Taramela faz parte, com o financiamento da ONG Habitat para a Humanidade.

 

Através do projeto, foram implantadas pias comunitárias em áreas urbanas de elevada vulnerabilidade social em diversas cidades brasileiras, como uma ação de enfrentamento ao avanço da pandemia do Novo Coronavírus. Em Fortaleza, a Taramela executou o projeto nas comunidades do Bom Jardim, Conjunto Palmeiras, Lagamar, Mucuripe e Serviluz, totalizando quase 20 pias.

 

O protótipo utilizado foi um modelo desenvolvido pela Residência AUE, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, e adaptado à realidade local. Outro parceiro do projeto foi a CAGECE, que disponibilizou pontos de água e esgoto para o funcionamento das pias de maneira gratuita. A escolha dos locais para instalação foi feita junto aos moradores das comunidades e às organizações locais parceiras em cada bairro, que ficaram responsáveis pelo cuidado e manutenção dos equipamentos. 

 

Algumas destas organizações parceiras foram: Acervo Mucuripe, Associação das Mulheres do Conjunto Palmeiras, Associação de Moradores do Bom Jardim, Associação de Moradores do Conjunto Palmeiras, Associação de Moradores do Titanzinho, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Centro de Cidadania e Valorização Humana, Comissão Titan, Conselho Gestor da ZEIS Mucuripe, Fundação Marcos de Bruin, Instituto Três Mares, Jovens em Busca de Deus, Rede DLISUnião dos Moradores do Bairro Canindezinho, ZEIS em Movimento.

​

Ano de realização: 2020 - 2021

  • facebook
  • instagram
bottom of page